terça-feira, 28 de setembro de 2010

Moisés - Michelangelo


Obra

nome: Moisés
época: 1513–1515
local: Igreja de São Pedro Acorrentado, Roma
resumo da obra: Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? De sua cabeça saem dois faixos de luz, que mais parecem ser dois chifres. Supõe-se que ao retratar Moisés com esta espécie de chifres na cabeça, Michelangelo tenha se baseado na tradução equivocada dos textos bíblicos do hebraico para o latim.


Autor

nome: Michelangelo
nacionalidade: Italiano
características: Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio.

Fontes:

Teoria Heliocêntrica - Nicolau Copérnico


Obra

nome: Teoria Heliocêntrica
época: 1537
resumo da obra: O heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais sustentada. 


Autor

nome: Nicolau Copérnico
nacionalidade: Polônes 
características: Astrônomo polonês, vindo de uma família rica, foi responsável pela descrição do sistema heliocêntrico, que deu início à Astronomia moderna. Foi à universidade em Krakow e gastou uma década na Itália, estudando direito e matemática. Como sacerdote da catedral em Frombork, Copérnico realizou deveres administrativos e, de sua casa, observou as estrelas e os planetas. Por anos trabalhou em sua teoria heliocêntrica.


Fontes:

A Primavera - Sandro Botticelli

Obra

nome: A primavera
época: cerca de 1477-78
resumo da obra: É uma obra mitológica que representa a chegada da primavera. Nessa obra se encontram Vênus e seu filho o Cupido. Naquela época Vênus era vista como um ser de dupla natureza: terrestre, ligado ao amor humano, e celestial, ligada ao amor universal, do qual supõe-se, Botticelli traçou analogia com a Virgem Maria. Botticelli utiliza um naturalismo metódico; a natureza é estudada e não copiada.

Autor

nome: Sandro Botticelli
nacionalidade: Italiano
características: foi um grande pintor italiano que seguia as temáticas religiosas e mitológicas em suas obras. Ele trabalhou para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina e também foi destacado como retratista, retratando rostos de pessoas famosas da época. Suas obras são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas.

Fonte: